Marcadores

segunda-feira, 15 de junho de 2015

COOPERAÇÃO

Uma empresa, uma instituição, uma escola é um todo, e cada partícula desse todo tem uma função de extrema importância para o bom funcionamento da mesma.
Vejamos que a escola é composta de “corpo discente, alunos, corpo docente, professores, inspetores de alunos”, e para dar respaldo á esse centro de essência, estão diretores, secretaria e parte de escrituração burocrática.
Outra equipe importante também, o pessoal da limpeza, preparadores de merendas, e também, toda a comunidade.
Em primeiro lugar, entendamos que onde há competição, não pode haver colaboração e tudo fica muito complexo confuso e dividido...
Entendamos a ousadia como fator predominante das descobertas positivas, é através dos erros que se elabora acertos,a vida é um eterno aprendizado, e não ter medo de errar é atributo de quem muito acerta.
Lamentavelmente, a sociedade contemporânea busca sempre uma receita pronta para resolver seus problemas, e, se for problema é porque tem solução, portanto buscar soluções ás vezes é um feito próprio de cada ser, levando em consideração a multiplicidade dos mesmos.
Criar problemas que não existem,aí já entra um fator insolúvel que gera a grande bola de neve,que entre achados e perdidos,perdem-se todos.
A escola como mediadora ,notoriamente há que apressar seus educandos para esse fato também,que vai fazer parte da praticidade e da conduta de vida inteligente e sábia dos mesmos.
Não há mais tempo para idéias massificadas, o sistema está aí, dando autonomia total para novas descobertas, porque parece que estamos diante de um problema insolúvel, que é manter jovens interessados em melhorar sua conduta dentro da sociedade em que vive,sendo participadores ativos e colaboradores, onde esta mesma sociedade lhe dará o retorno de acordo com a conduta dos mesmos, por outro lado existe o mundo tecnológico que pode ser facilitador ou bloqueador desse sucesso vital.
Cabe á escola essa tarefa.
O mundo informatizado é uma maravilha que traz bibliotecas, as mais diversas, toda e qualquer fonte de pesquisa ao alcance da mão de qualquer pessoa, mas tem seu lado devastador e perigoso também.
Não podemos nos permitir massificados, só assim, poderemos direcionar nossos jovens.
Essa tarefa,embora pareça simples,pode ser cansativa se não for elaborada em equipe,onde embasados num bom regimento interno,educadores e educandos poderão galgar as escadas da cooperação e do sucesso.
Dentro de um clima de cooperação,torna-se mais prazeroso ensino, aprendizagem,e todo o respaldo cooperador também.